Serviços

 

 

O Dr. Vinícius Ferreira Borges realiza processos de avaliação, diagnóstico, orientação e tratamento psicológico baseado em evidências. Isto é, utilizando estratégias científicas na prática clínica.

 

Seu trabalho está direcionado tanto para a reparação de danos, quanto para o desenvolvimento de condições que promovam a saúde mental e a qualidade de vida do paciente.

 

Oferece atendimento para o público adulto com transtornos relacionados à ansiedade, bipolaridade, depressão, estresse, abuso de substância e/ou risco de suicídio. Também atende adultos saudáveis, que estão enfrentando problemas emocionais, comportamentais e/ou de relacionamento (conjugal, familiar ou interpessoal).

 

Tem como referência abordagens Comportamentais e Cognitivas, empregando técnicas e estratégias de coping (enfrentamento de problemas), mindfulness (atenção plena), regulação emocional, modificação comportamental e psicoeducação.

 

Cada sessão de atendimento psicológico tem duração de 50 minutos, podendo ser desenvolvidas nas modalidades presencial, online ou blended (sessões presenciais e online intercaladas). A primeira sessão consiste em entrevista, avaliação do caso e planejamento do tratamento. As sessões subsequentes tendem a ocorrer semanalmente em dia e horário específico. Considerando a evolução do caso ou por solicitação do paciente, as sessões poderão ocorrer quinzenalmente ou mensalmente, para fins de acompanhamento e prevenção de recaída.

 

 

 

 

Fatos e Dados Sobre Saúde Mental

 

 

 
Ansiedade

 

A ansiedade faz parte da vida, mas pode se tornar um transtorno quando ocorre de modo exagerado. Nesses casos, a ansiedade não desaparece e pode piorar com o tempo. Os sintomas podem interferir nas atividades diárias, no trabalho e nos relacionamentos. Existem vários tipos de transtornos de ansiedade e de tratamentos.

 

Saiba mais  

 

 
Estresse

 

 

O estresse afeta a todos, mas nem todo tipo de estresse é ruim. Em situações normais, ele pode nos preparar para enfrentar desafios ou ameaças à nossa sobrevivência. Em condições patológicas, o estresse pode se apresentar nas formas aguda e o crônica. O estresse prolongado pode prejudicar problemas de saúde já existentes, ou mesmo provocar doenças.

 

Saiba mais  

 

 
Bipolaridade

 

 

O Transtorno Bipolar envolve mudanças de humor, que variam entre os extremos da euforia e da tristeza. A bipolaridade está associada com problemas cardíacos, diabetes, obesidade, entre outros. Em casos extremos pode levar ao suicídio. Existem tratamentos psicológicos e farmacológicos eficazes.

 

Saiba mais  

 

 
Desregulação emocional

 

A dificuldade de lidar com certas situações (ex.: perda de emprego ou término de relação), processar e controlar as emoções é definida como desregulação emocional. O tratamento envolve o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento, manejo e controle da intensidade emocional.

 

Saiba mais  

 

 
Depressão

 

 

É um transtorno mental comum, que acomete mais de 300 milhões de pessoas no mundo, sendo 11,5 milhões no Brasil. Atualmente, representa a principal causa de incapacidade no trabalho e, em casos, graves pode levar ao suicídio. Existem tratamentos psicológicos e farmacológicos eficazes.

 

Saiba mais  

 

 
Risco de suicídio

 

 

No mundo, uma pessoa comete suicídio a cada 40 segundos, sendo esta a segunda maior causa de morte entre os jovens. Estima-se que para cada pessoa que cometeu suicídio, outras 20 tentaram. A tentativa prévia é o fator de risco mais relevante para o suicídio real. Relatos de intenção suicida não devem ser ignorados ou tratados como forma de se "chamar a atenção".

 

Saiba mais  

 

"Não importa o que a vida fez de você, mas o que você faz com o que a vida fez de você" (Jean-Paul Sartre).