Desregulação Emocional

 

  • A vivência de situações estressantes pode fazer com que algumas pessoas experimentem emoções de modo desregulado e tenham comportamentos inadequados. Por exemplo, em muitos casos, o término de um relacionamento pode causar sofrimento excessivo, normalmente associado à experiência de tristeza, vazio, ansiedade ou raiva. A intensificação dessas emoções pode vir acompanhada do abuso de álcool, drogas, comida, comportamento sexual impulsivo, etc.

 

  • A dificuldade ou incapacidade de lidar com determinadas situações, processar e controlar as emoções é definida como desregulação emocional.

 

  • A terapia para a regulação emocional envolve, entre outros aspectos, o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento, manejo e controle da intensidade emocional indesejada.

 

(Leahy, Tirch & Napolitano, 2013)

 

Saiba se você necessita regular suas emoções:

 

 

- Você está passando por situações estressantes, que desencadeiam emoções extremas e geram sofrimento fora do normal?

 

- Você tem sido criticado(a) por mostrar muitas alterações emocionais em contextos normais ou sem que haja uma justificativa clara?

 

- Durante os episódios de alteração emocional, seu comportamento varia de forma brusca, afastando pessoas ou oportunidades?
 

 

Se sua resposta foi SIM para alguma dessas perguntas, é possível que você necessite regular melhor suas emoções. Caso isso esteja ligado a problemas em sua vida, busque auxílio profissional para avaliação, esclarecimento, tratamento e prevenção.